10. COMPASSOS COMPOSTOS

            Agora a ideia vai mudar um pouquinho, pois para ser considerado um COMPASSO COMPOSTO, a figura que representa sua unidade de tempo deve ser subdividida em três partes, ao contrário do compasso simples que, como acabamos de ver, é divisível por 2.

            Mas como o objetivo deste trabalho é tornar a teoria musical o mais descomplicado possível, vamos tratar deste assunto com bastante calma.


            Para que uma figura tenha uma subdivisão ternária, ou em outras palavras, para que ela possa ser dividida em três “pedacinhos”, é necessário que esta figura seja pontuada. Vejamos o motivo no exemplo abaixo:
 
                              




           Utilizando novamente a figura da semínima como exemplo, percebemos que a figura por si só, é dividida apenas em duas partes. No entanto, quando acrescida de um ponto de aumento, conseguimos subdividi-la em três.

            Portanto, nos compassos compostos, a figura que irá representar a unidade de tempo deverá ser uma figura pontuada. Assim sendo, esta figura NÃO APARECERÁ DIRETAMENTE na fórmula de compasso, pois naquele quadro comparativo dos valores que utilizamos anteriormente não possui nenhum número que representa uma figura pontuada.


        Vejamos como fica a análise mais detalhada dos compasso compostos então. Utilizaremos uma fórmula de compasso bastante comum:






         Sabemos que o número 6 representa a quantidade e que 8 é o número correspondente a figura da colcheia.
Relembrando:


 



            Logo, para um compasso composto cuja fórmula seja “seis por oito”, em cada compasso teremos sempre o equivalente a 6 COLCHEIAS.

            Como dissemos no início deste assunto, a Unidade de Tempo dos compassos compostos é subdividida em três partes. Então agora, vamos definir a unidade de tempo do exemplo acima:





             Concluindo, para uma fórmula de compasso “seis por oito” a unidade de tempo será representada pela figura da SEMÍNIMA PONTUADA.
         Esta mesma análise que fizemos se aplica a qualquer outra fórmula de compasso composto.

  Nos COMPASSOS COMPOSTOS, o número de cima da fórmula de compasso SEMPRE será 6, 9, 12, 15 e 21, no entanto, para simplificarmos, novamente não iremos considerar os dois últimos.
          Então, sempre que observarmos os números 6, 9 ou 12 na parte de cima da fração estamos nos referindo a compassos compostos.
           
                Vejamos alguns exemplos mais comuns:

Nenhum comentário:

Postar um comentário