02. MÚSICA



          Uma das definições mais comuns adotadas é a do mestre e compositor brasileiro João Sacramento Neto, o qual diz que “a Música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma, mediante o som”.
Podemos afirmar então, que a música é uma arte com a qual é possível expressar nossos mais variados sentimentos por meio do som.
 

            Outra definição mais técnica e objetiva (extraída do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira), diz que “a Música é a Arte e Ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido”.

Elementos Fundamentais da Música

            A Música é composta fundamentalmente por três elementos:

I. RITMO – É o elemento primordial, proveniente da noção de duração. O ritmo é uma forma ordenada de medir o tempo, é o movimento de sons que pode ser regulado por sua maior ou menor duração. Em nosso hinário, o ritmo é a própria sucessão dos sons dentro do tempo, ou seja, é determinado pela fórmula de compasso, a qual iremos estudar mais adiante.

 


II. MELODIA – É formada por uma sucessão de sons que variam de acordo com a duração, altura e intensidade. Ela é subordinada ao ritmo e tem sua origem nas inflexões da palavra, nas exclamações, no silêncio ou no próprio sentimento que se procura exprimir. Basicamente, é o ato de combinar os sons de maneira sucessiva, ou seja, um após o outro.



       III. HARMONIA – É o resultado da execução dos sons expressos simultaneamente, ou seja, de uma só vez, de acordo com as leis que regem os agrupamentos sonoros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário