14. FERMATA




     Esta é uma simbologia bastante específica na notação musical. Pode ser colocada abaixo ou acima de uma figura musical indicando um prolongamento na duração do som além do valor original da figura. 

 


     Lembramos que a Fermata não possui um valor determinado, ou seja, ela varia em função da interpretação do executante ou do regente. No entanto, é habitual dobrar o valor da figura afetada por este símbolo.


   Ela também recebe outros nomes tais como coroa, infinito, calderón, entre outros, provenientes de culturas estrangeiras. Quando colocamos este símbolo em uma figura de pausa, ele passa a ser chamado de suspensão.





    Podemos ainda acrescentar sobre a fermata as palavras LONGA ou CURTA, indicando uma sustentação maior ou menor do som. Na música moderna alguns autores vão além e modificam o símbolo da fermata para representar uma duração mais aproximada, tornando-a quadrada, triangular e assim por diante. Porém este não é o uso habitual do símbolo.


 


     Em geral, a fermata é usada nas figuras de nota e de pausa, mas em algumas situações a fermata também pode ser utilizada sobre as barras de compasso, indicando o término de uma seção, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário