16. SINAIS DE ALTERAÇÃO



Os sinais de alteração ou acidentes, como também são chamados, são pequenos símbolos na notação musical utilizados para modificar a entoação das notas, ou em outras palavras, modificam a altura dos sons.
Abaixo demonstraremos quais são estes sinais e qual a função de cada um no discurso musical:

 No próximo capítulo estudaremos sobre os tons e semitons, portanto não iremos nos preocupar com estes termos neste momento.


Tanto os sustenidos quanto os bemóis obedecem a uma sequência sistemática que NUNCA se altera.
Vejamos estas sequências na ilustração abaixo:



Os sinais de alteração podem se apresentar das seguintes maneiras:
 

Acidentes Fixos – Dizemos que estes acidentes constituem a “armadura da clave”, ou seja, são colocados sempre após o sinal da clave e antes da fórmula de compasso. Indica que todas as notas constantes na armadura da clave serão alteradas do início ao fim da música.
 
  

Acidentes Ocorrentes – São acidentes que aparecem no decorrer de um trecho musical. Indica que APENAS naquele compasso haverá uma modificação de altura que não foi prevista na armadura da clave.

 

Acidentes de Precaução – Como o nome já diz, são acidentes utilizados para prevenir eventuais erros de leitura, geralmente em execuções muito rápidas em que certos trechos tendem a levar o músico a uma leitura equivocada de determinada nota. É habitual grafar estes acidentes entre parênteses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário