Simplificadamente, o compasso é definido como
um agrupamento ordenado de figuras
musicais que se repetem de maneira regular no decorrer do discurso musical. Em
outras palavras, seria como dividir uma música em vários “pedacinhos” com
valores iguais.
BARRA
DE COMPASSO
Como
já vimos anteriormente, a música possui uma linguagem única, a qual é
representada por símbolos denominados figuras musicais. E estas figuras são
dispostas graficamente em uma pauta.
No
entanto, para podermos realizar uma leitura compreensível de determinada
música, necessitamos de algum recurso que possa ordenar as figuras musicais de
maneira organizada e é exatamente para isto que utilizamos os compassos.
Os
compassos são divididos por barras
perpendiculares às linhas da pauta, ou seja, por linhas dispostas verticalmente
ao longo do trecho musical, dividindo a música em “pequenos grupinhos de figuras” como ilustrado na imagem a seguir.
Na música contemporânea são
comumente empregadas 4 tipos de barras, como veremos a seguir:
Barra Simples –
Utilizada para separar cada compasso de uma música
Barra Dupla –
Utilizada para indicar a separação de um trecho ou de uma seção.
Barra Final –
Utilizada para indicar o fim de uma música ou de um trecho musical.
Barra de Repetição –
Utilizada para indicar que determinado trecho deverá ser executado novamente.
Também recebe o nome de Ritornello.
TEMPO
Quando
precisamos mensurar alguma coisa, se faz necessário utilizarmos uma unidade.
Por exemplo, quando subimos em uma balança, nosso “peso” é dado em quilograma;
para nos referirmos à nossa altura, habitualmente utilizamos o metro; para
saber a distância que percorremos em uma estrada utilizamos o quilômetro.
Enfim, para cada medida existe uma referência e na música não é diferente.
O Tempo, também conhecido
como Pulso, é a unidade de medida da
música, o qual pode ser definido como um valor determinado na duração do som ou
do silêncio.
O
tempo pode ser agrupado de diferentes
maneiras, no entanto, ao se determinar este agrupamento, ele irá se repetir
regularmente durante o discurso musical.
Quem vai organizar os tempos
serão os compassos, que poderão se agrupar dos seguintes modos, constituindo
unidades métricas:
♫ Binário
(cada compasso possui 2 tempos)
♫ Ternário
(cada compasso possui 3 tempos)
♫ Quaternário
(cada compasso possui 4 tempos)
♫ Quinário
(cada compasso possui 5 tempos)
♫ Setenário
(cada compasso possui 7 tempos)
Unidade
de Tempo e de Compasso
♫
A unidade
de tempo (que costumamos abreviar como U.T.) é a figura que preenche 1 (um) tempo
dentro do compasso;
♫ A unidade
de compasso (que costumamos abreviar como U.C.) é a figura que preenche todo o
compasso ou, em outras palavras, é a soma de todas as unidades de tempo do compasso.
FÓRMULA
DE COMPASSO
Na
notação musical existem certos padrões a serem obedecidos. Logo no início da pauta
(ou pentagrama se preferirem) encontramos informações importantíssimas para a
execução daquela composição.
Primeiramente observamos o
símbolo da clave, que já estudamos anteriormente; em seguida percebemos outros
símbolos denominados “sinais de alteração”, que estudaremos mais adiante; e,
logo após estes, encontramos alguns números em forma de frações, os quais são
conhecidos como Fórmula de Compasso.
Esta sequência é um padrão,
uma convenção musical, logo não pode ser alterada. Vamos exemplificar este
conjunto de simbologia detalhadamente na imagem a seguir:
Nestas frações, cada número
deve ser analisado separadamente:
♫ O
numerador (número de cima) – Indica a quantidade de tempos que cada compasso irá possuir;
♫ O
denominador (número de baixo) – Indica o número correspondente à figura que
representa a unidade de tempo. E para
encontrar esta correspondência utilizamos aquele quadro demonstrado no capítulo
anterior que trata da “divisão proporcional dos valores”.
A tabela a seguir é pouco
mais simplificada e se torna bastante objetiva na análise das fórmulas de
compasso.
Então,
na prática, a fórmula de compasso é lida como a quantidade de
determinada figura que será compreendida em cada compasso.
Exemplificando:
Sabemos que 3 (número de
cima) é a quantidade de figuras e, consultando
a tabela anterior, temos que 4 (número de baixo) é o número que representa a
figura da semínima. Portanto, três por quatro nada mais é do que três semínimas em cada compasso, ou seja, neste
exemplo, em cada compasso teremos sempre o equivalente a três semínimas.
É
bastante comum substituir a fração que representa a fórmula de compasso por
símbolos. A seguir demonstraremos os dois mais comuns:
(Devemos ler “quatro por quatro”, que pode
ser representado pela letra C)
(Devemos Ler “dois por dois”, que pode ser representado pela letra C com
uma linha vertical transposta, ou habitualmente chamado de “C cortado”)
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