05. FIGURAS MUSICAIS



        As Figuras (ou Valores) foram criadas devido a necessidade de se representar as diversas durações dos sons musicais.
 
Figuras de Notas
            
                   A figura de nota pode ser dividida em três partes, conforme a ilustração a seguir:

 


                Quando dizemos que ela “pode” ser dividida, é porque nem todas as figuras irão conter todas estas partes, como veremos mais adiante.
            As figuras possuem uma proporção sequencial regular, na qual cada uma vale exatamente a metade da anterior. Na música moderna, tomamos como referência a figura da “semibreve”, que atualmente é a figura de maior valor.
            O quadro a seguir mostra as figuras musicais utilizadas na música atual e seus respectivos nomes:



 


              Se pensarmos numa pizza com 4 fatias, por exemplo, a semibreve seria a pizza inteira, a mínima seria a metade, a semínima seria o equivalente a 1 fatia apenas e assim sucessivamente.


            Antigamente existiam outras figuras que, com o passar do tempo, aos poucos deixaram de ser utilizadas, as quais possuíam os mesmos princípios de proporcionalidade. Estas figuras estão dispostas no quadro a seguir para efeito de curiosidade:
 




Figuras de Pausas

Em meio à organização musical, seria impossível existir uma sucessão infinita de som, sem que houvesse períodos de silêncio. E este silêncio, tão expressivo quanto o som, também necessita de uma simbologia específica para representa-lo, símbolo o qual denominamos “pausa”.
Semelhante às figuras das notas, as pausas possuem uma correspondência uniforme e de igual proporção. O quadro a seguir demonstra cada uma das figuras de pausas e seus respectivos valores utilizados na música contemporânea.



 



         Como já mencionado, tomamos a semibreve como referência para determinar os demais valores das figuras musicais e, com isto, podemos montar o chamado “Quadro Comparativo dos Valores”, como veremos na ilustração a seguir.


DIVISÃO PROPORCIONAL DOS VALORES




            E para compreendermos melhor o quadro anterior, foi criado outro quadro mais interativo, o qual não exclui a utilização do anterior, apenas o completa.

QUADRO MODERNO




Nenhum comentário:

Postar um comentário